Fudge de Raiz!!!!! Receita americana!!!!




                              Sou "daquelas pessoas" que procura... procura... tenta... tenta... tenta... persiste muito!!! quando quer "alguma coisa"... e "ufa!!!" quando consigo... rsrsrsssss... Sempre quis comer um fudge de receita americana, em função de não termos no Brasil o leite evaporado era difícil achar uma receita que se enquadrasse... pesquisei muito... fui na feira boliviana, onde encontrei o "bendito" leite evaporado...e de lá para cá....procurei a receita ... uma que fosse fácil e viável de "se fazer"...  O leite evaporado é um leite mais encorpado, parece um leite condensado sem açúcar, ou seja não é possível trocar por leite comum.
                           
                               O que é um fudge?? É um chocolate cremoso ( como uma amiga querida fala), ele simplesmente derrete na boca, isso no chocolate é simplesmente o céu...risos... chocólatras de plantão sabem o que estou falando!!!!! É um docinho que enfeita e encanta as festas americanas. Vamos aos ingredientes..

Delicious Dica: Vc deve estar se perguntando e o leite evaporado??? Bom se vc é de SP, ficou fácil, é só ir no Brás aos domingos na feira boliviana, se vc não é de SP vou lhe passar os passos de como fazer o seu próprio leite evaporado, afinal o que adiantava dar a receita sem isso???

Ingredientes

375 ml de leite evaporado
900 gramas de açúcar refinado
300 gramas de manteiga sem sal
225 gramas de marshmallow bem picado ( se for usar o fini use o branco com rosa, nunca o amarelo aqui em SP temos facilidade de achar o todo branco, que foi o que usei)
500 gramas de chocolate meio amargo ( usei callebaut)
150 gramas de chocolate ao leite (usei callebaut)
20 ml de extrato ou pasta de baunilha
01 pitada de sal
1 xícara de nozes picadas (opcional)
1 xícara de cerejas picadas (opcional)

Modo de preparo:

Unte e forre com papel manteiga uma assadeira +- 25x30. Pese todos os ingredientes e tenha o seu mise em place pronto antes de começar.  O papel manteiga deverá ser maior que a assadeira, encaixe para ficar na altura do fudge.
Você deverá começar fazendo uma calda, se tiver uma panela de fundo grosso melhor. Para fazer a calda deverá mexer constantemente e ter um termômetro para verificar o ponto da calda, como falei em um post anterior o termômetro é um utensilio barato e que para confeitaria é fundamental, se vc ainda não tem... aqui vai uma dica de um site para comprar aqui no Brasil Loja bondinho. 
Coloque o leite evaporado, açúcar e a manteiga e misture delicadamente em fogo baixo. Aumente a temperatura quando o açúcar estiver incorporado e continue mexendo até atingir a temperatura de 112 graus Celsius. Retire do fogo adicione o marshmallow e o extrato de baunilha e misture vigorosamente até dissolver.

 
Quando não tiver mais marshmallow acrescente o chocolate e misture bem, quando o chocolate estiver bem incorporado verta no bowl da batedeira e bata a massa até que fique mais incorporada  e perca um pouco do brilho inicial. Distribua na assadeira já untada com o papel manteiga e alise com uma espátula . Deixe esfriar fora da geladeira e depois de frio envolva em papel filme e coloque na geladeira por 24 horas. Para cortar use uma régua e de espaço de 3x3.
 
 
Leite Evaporado
 
 
Para quem não tem como conseguir o leite evaporado, aqui vai a receita.
 
 

Ingredientes

02 litros de leite integral ( leite de fazenda mesmo ou leitissímo)

Modo de preparo:

Cozinhe o leite em uma panela de fundo triplo, com a chama mais baixa possível e sem mexer até que reduza 60% do volume. Deixe esfriar e mantenha na geladeira por 3 dias.  Para não ocorrer o risco de transbordar existem duas maneiras, coloque uma pá atravessada na superfície da panela ou coloque bolinhas de gudes bem limpas no fundo da panela, é assim que doceiras de minas fazem doce de leite. Ao final vc vai ter 800 ml de leite evaporado.

Considerações gerais... É um doce realmente doce, vc pode optar por usar somente chocolate meio amargo... vou fazer mais "versões/adaptações"... afinal consegui várias receitas americanas e conto com vcs para analisarmos (vamos provar/comer... para quem não entendeu... rsrsrssss) qual receita fica mais gostosa para vc...

Beijos e até a próxima postagem...

Comentários

  1. Curiosidade: Qual é a diferença colocando o leite evaporado e o leite comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leite evaporado é mais encorpado, lembra um leite condensado sem açúcar. Se vc colocar o leite comum não vai chegar no ponto. ;-)

      Excluir
  2. E esse fugde que são feitos com leite condensado fica muito diferente do original, pq o leite condensado é doce mas a quantidade de açúcar que vai nessa receita e mais o marshmallow fica equivalente a quantidade ee açúcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei leite evaporado. Não usei leite condensado. Por isso acrescentou o açúcar. Leite evaporado não tem açúcar.

      Excluir
  3. Grata por sua generosidade. Eu estava aguada de vontade de comer fudge com o tal leite evaporado, que nem tinha ideia do que era. Vou matar minha vontade e fazer, nem que seja só uma vez.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas