Hamburguer doce!!!!!!!!!! E vc achou que não existia...


                                Você que segue o meu blog, face, insta... sabe que tudo tem que terminar com doce. Agora, imagina depois de comer algo gostoso salgado, de sobremesa um hambúrguer. Quem não gosta de hambúrguer??? Percebi que tem coisas que são poucas pessoas que não gostam, e hambúrguer é uma delas. Enloqueci??? Não!!! Aqui no meu blog, tem que ter uma versão doce de hambúrguer. Por que não um hambúrguer doce??? Fiquei dias com isso na mente (pensa daqui, pensa dali, bola aqui... ali e por ai vai). Pensei e descobri que a minha ideia ia começar do 0 (zero). Não fiz pesquisa no google, livros, receitas, opiniões, etc... definitivamente a minha ideia ia ser 100% minha (é claro que depois da ideia pronta na mente, sai a procura para colocar em pratica a minha experiência). Não tinha  e ao mesmo tempo eu tinha uma  ideia do pão (não queria um pão pronto, comprado no mercado ou padaria, tinha um caminho/ideia e aprendi que precisamos de pessoas experientes ao nosso lado para me aconselhar, até porque pão não é minha praia). Como eu tenho um amigo, um grande amigo com expertise em pão, o Maurício do Sou Gourmet  que também tem o blog Maquina de Pão , ele me deu a dica de qual pão ficaria legal usar para no meu hambúrguer. Usei sua receita de Pão Petrópolis com acréscimo de cacau. Agora vc deve estar pensando a carne do hambúrguer, certo??? ou molho salgado do hambúrguer???... calma!!!  So posso afirmar/dizer que essa receita ficou muito boa. Mais abaixo vcs irão descobrir como eu fiz o hambúrguer doce.
                                Foi testada no "atelier" do meu amigo querido Marcos do Guia do Hambúrguer  , a pessoa que mais entende de burguer que eu conheço!!! Juntos estavam o Mauricio dando a sua opinião a respeito do pão e outros amigos queridos (posso afirmar que todos são bem críticos, e como amigos (verdadeiros) não teriam nenhum problema de dizer na minha cara que ficou ruim, rsrsrs. Nesse dia foi colocado o nome de "bacon day" (fiz bacon defumado no atelier do Marcos, ok!!!, gostou da ideia de fazer bacon defumado em casa???, então eu prometo que coloco um dia no blog) e nem preciso dizer que o anfitrião acabou preparando seus hamburguês... foi um jantar Delicious!!! (não posso deixar de compartilhar com vcs que o peso da responsabilidade caiu nos meus ombros depois de saborear seus hamburguês, rsrsrs). Todos aprovaram a minha invenção. Ufa!!!, rsrsrs.
                               Ok!!!.... vamos ao que interessa... a receita...

Começamos pelo pão

Ingredientes

1 xícara de leite + 1 ovo dentro
1 1/2 colher de sopa de manteiga
5 colheres (sopa) de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento biológico
5 colheres de sopa de cacau ( 100%)

Modo de preparo: Coloque tudo na máquina de pão e leve ao ciclo amassar. Caso vc não tenha máquina de pão, faça na batedeira. Mas, se tiver máquina de pão, faça na batedeira usando o batedor próprio por no mínimo 20 minutos. Quanto terminar, faça bolas de 40 gramas e disponha em assadeiras/formas deixendo no forno morno ( aqueça um pouco o forno enquanto faz as bolas)  até crescerem. Asse por mais ou menos 25 minutos a 180 graus.
Rendimento +- 20 pães


                                Se vc quiser a versão pistache, é só trocar o cacau por pasta de pistache. Vc encontra em lojas de confeitaria como Loja Bondinho que é um dos lugares onde compro os meus produtos. Use duas colheres de sopa de pasta de pistache. O restante do procedimento é o mesmo da pão de chocolate.

Ganache de chocolate meio amargo

Ingredientes:

300 gramas de chocolate meio amargo de boa qualidade
25 gramas de manteiga
1/2 xícara de creme de leite fresco

Modo de preparo: derreta o chocolate, adicione a manteiga e  o creme de leite. Misture bem e reserve.

Caramelo sauce de Bourbon

Ingredientes:

1 xícara de açúcar
1/2 de Bourbon ( usei Jack Daniel's Honey)
85 gramas de manteiga
120 ml de creme de leite fresco.

Levar o açúcar e o Bourbon ao fogo até começar a ficar com uma cor âmbar, ficou dourado, jogue a manteiga e misture bem, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Misture bem novamente. Leve para resfriar para engrossar. Vc pode trocar o Bourbon por água. Ficou com dúvida, tem esse vídeo que eu fiz com o meu "BFF" Maurício de como fazer caramelo



Hambúrguer de banana.

Ingredientes:

7 bananas prata
1 pacote de biscoito maisena
100 gramas de castanha do Pará

Modo de preparo: Triturar o biscoito de maisena no processador, amassar a banana com um garfo  e misturar tudo inclusive a castanha. Formar mini hambúrgueres e fritar em uma frigideira anti aderente ou levar na churrasqueira.
Rendimento +- 14 hambúrgueres de banana.

Para montar, gosto de passar o ganache e coloco o hambúrguer de banana, mais ganache e muito caramelo. Fecho o pão e finalizo com açúcar de confeiteiro.

Aqui vc pode viajar, trocar o ganache meio amargo por um branco, salpicar o pão com nozes, colocar uma geléia de frutas vermelhas. Te garanto que só aqui já foi uma loucura.

Dica Delicious: A banana que ficou melhor na receita foi a banana prata. Fiz uma experiência com a banana nanica, mas ficou muito mole.

Beijos e até a próxima postagem.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas