Caramelos de Baunilha e flor de sal!!!!!

                                       
                                       Os tão sonhados "caramelos de baunilha com flor de sal"... (estão na moda)... resolvi buscar uma receita para testar (quem sabe fazer as minhas pequenas adaptações... o famoso... e se... e se... rsrsrsrs)... Achei aqui no site do David Lebovitz (seus sorvetes são fantásticos... eu ja fiz... então... hummm... vamos testar!!!). É uma receita fácil... mas... pede um "termômetro" (acredito ser fundamental para chegar no ponto desejado). Hoje "existe no mercado" vários tipos de termômetros com preços bons, e com certeza você poderá "utilizar" em muitas outras receitas... e... para quem não acredita que faz diferença... "acredite!!!"... faz toda a diferença no ponto do seu caramelo. (quem ainda não acredita da necessidade do termômetro.. continue lendo para entender... rsrsrs)                      
                                       Nessa receita ele pede ao final uma temperatura de 127 graus, como eu queria que o meu caramelo ficasse um pouco mais firme fui até 132 graus... recomendo que vc mantenha a temperatura original, ficará nem muito duro, nem muito macio...o meio termo que é perfeito (132 graus deixaram mais "durinhas"). Outra indicação pede para usar uma forma de Bolo inglês para deixar o caramelo firmar... acredite!!! (novamente, rsrsrssss)... é o tamanho certo, não coloque em uma maior, vai ficar muito fino o seu caramelo ou suas balinhas.
                                       Sempre fico pensando que uma receita para ficar perfeita precisa:
                                       1- Primeiro... de amor, quando você está cozinhando tem que estar em um bom momento, tudo o que você sente... vai parar na sua comida, e isso interfere no resultado final.
                                       2- Segundo... bons ingredientes, invisto sempre no melhor, claro que ajuda ter amigos que sabem (que sou exigente!!!... rsrsrssss)... e sempre trazem um presente gourmet de suas viagens (acho que amigo é aquele que se lembra de vc... sorte a minha de ter grandes amigos), ou você mesmo estar sempre antenado quando estiver viajando ou passeando por aí.


Ingredientes
  •  uma fava de baunilha ou 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
  • 180 ml de creme de leite fresco ( quem mora na região sul é a Nata)
  • 1/2 colher de chá de flor de sal ou flakes de sal ( adoro, parecem neve)
  • 1/2 xícara ou 160 gramas de glucose branca ( caso não tenha pode ser usado o Karo)
  • 1 xícara de açúcar ( 200 gramas)
  • 60 gramas ou 4 colheres de sopa de manteiga sem sal ( lembre vc já está adicionando a flor de sal) em temperatura ambiente
Modo de preparo :

Coloque o açúcar e a glucose em uma panela e leve ao fogo. Em outra panela coloque o creme de leite, a baunilha ( se for a fava abra e raspe suas sementinhas adicione a fava junto e depois de ferver descarte), o sal e duas colheres de sopa de manteiga; leve ao fogo até levantar fervura. Forre a forma de bolo com papel alumínio e unte com manteiga. Volte para sua panela de açúcar que deverá estar começando a chegar no ponto em que precisamos, aqui já com o termômetro você deverá deixar o caramelo chegar em 150 graus, quando atingir essa temperatura, retire a panela do fogo e acrescente a infusão do creme de leite com a baunilha e o sal. Volte ao fogo e controlando com o termômetro espere atingir o a temperatura de 127 graus, quando atingir, desligue a fogo e acrescente as duas colheres de manteiga restante.  Transfira o caramelo para forma. Nesse passo estará ainda bem liquido, espere 10 minutos e salpique (caso goste) um pouco de flor de sal ou flakes de sal.  Espere esfriar totalmente e corte os seus caramelos. Fica simplesmente "delicious"... caso sobre alguns... rsrsrsrs... fica bom demais (você corre o risco de nem dar tempo de embrulhar) ...rsrsrs... embale e terá um presente lindo feito por você!!!!!

                                     
                                       Comentários finais:
                                       - Eu sigo as receitas ao "pé da letra" se não tenho/faço nem ideia como deve ser o resultado final do prato. Agora, se eu já tenho uma ideia de como deve, faço as minhas adaptações para o "meu gosto". Acho que alguns detalhes de seguir uma receita vai de cada um. Tem gente que gosta de menos sal... outros mais salgado... então deixo o "bom senso" de cada um para elaborar a sua receita. Felizmente estou sendo feliz com os resultados finais... e espero que possamos juntos "cozinhar" coisinhas gostosas...Beijos e até o próximo post!!!!!!!!

Comentários

  1. Mais uma receitinha que vou nlevando comigo amiga... deve ficar muito gostoso e adorei a ideia de presentear.
    Boa semana para você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rachel querida, fico feliz que gostou da minha receita!!!! Acho que o melhor presente é sempre comida...risos... pq será?? Algo feito com amor é o melhor que podemos dar a uma amiga(o), não é?? Obrigada por sua visita!!!!! Beijos e uma boa semana.

      Excluir
  2. Mari, pela carinha, deve ter ficado maravilhoso. Estava doida para fazer também. Só me falta o bendito termômetro. Amei estas balinhas que comi no Encontro Gourmet. A flor de sal dá um efeito muito gostoso. Show!
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiola, fica uma delícia mesmo. Mas o termômetro é figura obrigatória, se você tiver dificuldade em encontrar me avisa que te ajudo a solucionar isso. Obrigada por sua visita. Beijos

      Excluir
  3. Querida Mari,
    Esses caramelos estão com um aspecto DELICIOSO!!! Com flor de sal deve ficar ESPECIAL!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Irene!!!!!! É super fácil de fazer e fica realmente delicioso!!!!!!!!! Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas