Casquinhas de chocolate e mousse de frutas vermelhas


                                          Amei fazer esse tutorial, estou fazendo um vídeos com fotos e o PAP.... coisas que parecem muito difícil de fazer e são super fácil. Como essas casquinhas de chocolate. O legal que até quem não tem forma consegue.
                                            Primeiro passo comprar formas dessas de alumínio descartável mesmo para fazer o molde de chocolate, nessa parte todo mundo treme, afinal o chocolate é Rei, e dá um trabalho. A idéia aqui e facilitar. E fazer com que vc possa com facilidade fazer esse mimo para servir em um jantar ou mesmo se deliciar com a família. A forminha que comprei, é dessas de empadinha mesmo, só que descartável.
                                       
Ingredientes:

250 gr. de chocolate
200 gr. de frutas vermelhas
suco de 1/2 limão
50 gr. de açúcar
200 ml de creme de leite batido em ponto de chantilly

Modo de preparo: Comece fazendo o doce de frutas vermelhas, pois vai precisar esfrias. Coloque as frutas vermelhas, o suco de limão e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, sempre mexendo até chegar no ponto de geléia ou doce. Quando estiver pronto tirar do fogo e reservar. Temperar o chocolate vc vai precisar elevar a temperatura do chocolate 
  • Meio Amargo: 45-50ºC
  • Ao Leite: 40-45ºC
  • Branco: 40º
e em seguida dar um choque térmico. A maneira mais conhecida é a feita no granito, vc joga o chocolate no granito ou mármore e fica manuseando até atingir a temperatura ideal. Essa é a conhecida tablagem para quem gosta de falar difícil...risos..

Temperaturas do Chocolate:
  • Chocolate Branco: 28,8º ~ 30ºC
  • Chocolate Ao Leite: 30º ~ 31,1ºC
  • Chocolate Meio Amargo: 31,1º ~ 32,2ºC
  • Chocolate Amargo: 31,1º ~ 32,2ºC
Você deverá derreter o chocolate no micro-ondas, picar bem de 40 em 40 segundos potencia media para não queimar. Particularmente não gosto de bagunça...então eu faço por adição a temperagem. Nesse casso eu coloquei 130 gramas para derreter. Quando estava bem derretido e alcançou os 45 graus, comecei a jogar o restante do chocolate para que desse um choque térmico e chegasse nos 32 graus ( usei o meio amargo) que eu precisava.
Ficou pronto o seu chocolate, hora de passar nas forminhas, dar uma batida sobre o bowl de chocolate para tirar o excesso e colocar na geladeira sobre um papel manteiga de cabeça para baixo por 5 minutos até cristalizar. Cristalizou está no ponto para soltar, solte primeiro as bordas então empurre o meio. Pronta essa etapa. Com o restante do chocolate, misturar o creme de leite já batido em ponto de chantilly e o doce de frutas vermelhas. Aqui se vc quiser dar um toque com uma colher de sopa de licor, pode. Adicione nas casquinhas de chocolate e decore com frutas vermelhas. Assim estará pronto para para servir. Deixe na geladeira até a hora de servir.
                                               Essa é uma sobremesa que vc tem que fazer. Delicious....risos....


Comentários

  1. vou tentar fazer sozinho em casa pra minha festa a fantasia . vou personalizar pra tema de monstros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal Pontoal, depois me marca no instagram, quero ver ;-)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas