Gravlax, salmão curado ou simplesmente belisquete...

                                    
                                           Já estamos na estação onde o calor começa a pedir comidinhas mais leves, principalmente na sexta para o Happy hour... momentos de reunir com os amigos e fazer um "belisquetes" para aperitivar... nada mais fresco e gostoso o do que esse "salmão curado"... vai bem com chopp, cerveja, caipirinha, vinho branco e da maneira que mais gosto... com champagne!!! (ok!!!... queijos... frios... pastas... caviar... tem o seu charme... mas... acredite!!!... um "salmão curado" tem seu charme a parte... )


                                          "Ouso" (ok... acho que não existe essa palavra... sei la!!!... ouso de ousar.. rsrsrs)... dizer que essa receita é um brinde a você... "Santé!!!"... rsrsrsrs... brincadeiras à parte... ficou muito gostoso!!! Ainda na onda do encontro gourmet (lembra??) usei a mostarda (vai mostarda, viu!!!) da Companhia das ervas , gostei muito, foi o primeiro produto que usei/utilizei do Kit ganho no encontro.
                                           É uma receita que vem da idade média e chega/deveria a ser quase uma receita "kids" de tão fácil que é a sua execução, (um pouco de cultura delicious, rsrsrs) foi uma maneira que os povos da região nórdica ( Escandinavia, Dinamaca , Noruega, Finlândia, Islândia e Suíça ) encontraram de conservar o salmão, já que naquela época não existia geladeira, posso dizer que o pessoal entendia de comida, pois fica simplesmente Delicious... rsrsrsrs.... então vamos à receita... Receita tirada do programa da Nigella no GNT.
                                          "Como ele vai ser curado, se na sua região é difícil achar salmão fresco, pode ser usado o congelado, vai ficar tão perfeito quanto o fresco, posso até recomendar uma marca que sempre vejo aqui que é a Frescatto , já utlilizei e gosto."

Ingredientes:

1 Kg de salmão
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de sal grosso ( usei esse )
4 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de Gin ( na falta usei vodka e ficou maravilhoso)
1 maço de de Dill ( ou Endro como é conhecido)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, menos o Dill, passe no salmão em ambos os lados. Faça uma caminha de Dill coloque o salmão e por cima mais Dill, como se você quisesse vedar. Passe o filme plástico e leve a gelar, na receita original foi prensado o salmão (colocado um peso sobre ele), não fiz essa etapa e tive o mesmo resultado. Deixar esquecido na geladeira por 3 a 4 dias.

                                                    
                                                    Você deve esquecer por 3 à 4 dias na geladeiras para o Salmão curar, e depois é só aproveitar, ficou gostoso com pão e com torradas, Dill confere um aroma e um sabor inebriante...espero que tenha gostado e que teste essa receita no seu próximo Happy Hour.... chame os amigos (eu chamei os amigos queridos) tenho certeza que vai impressionar!!! Beijos e até a próxima....

DD Dica Delicious: Corte fino de uma maneira que fique inteiro... nem tao fino para "quebrar" e nem tao grosso como um sashimi... na foto acima o corte pode ter ficado um pouco "grosso" demais... mas o mais importante é deixar o salmão inteiro (fatias) para uma melhor apresentação....

DD Detalhe Delicious: Ok!!! vc deve ter pensado... uma receita nórdica que na época não tinha geladeira... e... e... e... eu usei... rsrsrssss... século 21... vai por mim.... põe na geladeira... rsrsrsrssss

Comentários

Postagens mais visitadas