Manjar Branco de com calda de ameixas

 


                             Acredito que o conforto reside nas comidas caseiras, da infância, aquelas que trazem as melhores lembranças. Minhas duas avós sempre foram ótimas cozinheiras, mas a Vó Lilia, é especial, seus doces sempre foram imbatíveis. Infelizmente o livro de receitas da Vovó se perdeu no meio de muitas mudanças . E a muito tinha vontade de postar um Manjar, que me lembrava seus doces. Doce esse  que era tão fino em outras épocas e hoje está um pouco abandonado. Lendo uma das minhas revistas preferidas  (Casa & Comida ), me deparei com um que na hora me despertou essa memória. Resolvi testar, principalmente por conhecer o chefe que publicou e apreciar o seu trabalho Cesar Yukio.  Suas aulas além de serem divertidas não possuem segredos, o Cesar não tem medo de compartilhar o seu conhecimento. Espero que vocês gostem da receita ;-)

Ingredientes

* 500 ml de leite;
* 100 ml de leite de coco;
* 200 gr.  de leite condensado;
* 50 gr. de amido de milho;
* essência de baunilha a gosto;
* 150 gr. de ameixas secas;
* 100 gr. de açúcar refinado;
* 30 ml de água, para a calda.

Modo de fazer:

Leve ao fogo o leite, o leite de coco, o leite condensado e a baunilha. Aqueça. Acrescente o amido de milho aos poucos, mexendo com um fouet, até engrossar. Molhe a forma e escorra a  água. Acrescente a mistura e leve para gelar por 2 horas.
Deixe as ameixas de molho por 30 minutos. Faça um caramelo com o açúcar e ao final adicione os 30 ml de água. Mexa até engrossar levemente. Adicione as ameixas e leve para gelar. Desenforme e regue o manjar com a calda.

Comentários

Postagens mais visitadas