domingo, 12 de outubro de 2014
Gravlax, salmão curado ou simplesmente belisquete...
Já estamos na estação onde o calor começa a pedir comidinhas mais leves, principalmente na sexta para o Happy hour... momentos de reunir com os amigos e fazer um "belisquetes" para aperitivar... nada mais fresco e gostoso o do que esse "salmão curado"... vai bem com chopp, cerveja, caipirinha, vinho branco e da maneira que mais gosto... com champagne!!! (ok!!!... queijos... frios... pastas... caviar... tem o seu charme... mas... acredite!!!... um "salmão curado" tem seu charme a parte... )
"Ouso" (ok... acho que não existe essa palavra... sei la!!!... ouso de ousar.. rsrsrs)... dizer que essa receita é um brinde a você... "Santé!!!"... rsrsrsrs... brincadeiras à parte... ficou muito gostoso!!! Ainda na onda do encontro gourmet (lembra??) usei a mostarda (vai mostarda, viu!!!) da Companhia das ervas , gostei muito, foi o primeiro produto que usei/utilizei do Kit ganho no encontro.
É uma receita que vem da idade média e chega/deveria a ser quase uma receita "kids" de tão fácil que é a sua execução, (um pouco de cultura delicious, rsrsrs) foi uma maneira que os povos da região nórdica ( Escandinavia, Dinamaca , Noruega, Finlândia, Islândia e Suíça ) encontraram de conservar o salmão, já que naquela época não existia geladeira, posso dizer que o pessoal entendia de comida, pois fica simplesmente Delicious... rsrsrsrs.... então vamos à receita... Receita tirada do programa da Nigella no GNT.
"Como ele vai ser curado, se na sua região é difícil achar salmão fresco, pode ser usado o congelado, vai ficar tão perfeito quanto o fresco, posso até recomendar uma marca que sempre vejo aqui que é a Frescatto , já utlilizei e gosto."
Ingredientes:
1 Kg de salmão
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de sal grosso ( usei esse )
4 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de Gin ( na falta usei vodka e ficou maravilhoso)
1 maço de de Dill ( ou Endro como é conhecido)
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, menos o Dill, passe no salmão em ambos os lados. Faça uma caminha de Dill coloque o salmão e por cima mais Dill, como se você quisesse vedar. Passe o filme plástico e leve a gelar, na receita original foi prensado o salmão (colocado um peso sobre ele), não fiz essa etapa e tive o mesmo resultado. Deixar esquecido na geladeira por 3 a 4 dias.
Você deve esquecer por 3 à 4 dias na geladeiras para o Salmão curar, e depois é só aproveitar, ficou gostoso com pão e com torradas, Dill confere um aroma e um sabor inebriante...espero que tenha gostado e que teste essa receita no seu próximo Happy Hour.... chame os amigos (eu chamei os amigos queridos) tenho certeza que vai impressionar!!! Beijos e até a próxima....
DD Dica Delicious: Corte fino de uma maneira que fique inteiro... nem tao fino para "quebrar" e nem tao grosso como um sashimi... na foto acima o corte pode ter ficado um pouco "grosso" demais... mas o mais importante é deixar o salmão inteiro (fatias) para uma melhor apresentação....
DD Detalhe Delicious: Ok!!! vc deve ter pensado... uma receita nórdica que na época não tinha geladeira... e... e... e... eu usei... rsrsrssss... século 21... vai por mim.... põe na geladeira... rsrsrsrssss
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário