Risoto de Açafrão com presunto cru Seara e fonduta de queijo


                                         Mais uma aula do #vejacomer e beber, patrocinada pela Seara Gourmet, que está com uma linha de produtos muito boa. Dessa vez com o chef Rodolfo De Santis que comanda as panelas do Nino Cucina . Italiano radicado no Brasil, já esteve no comando do extinto Biondi. Eleito o chef do ano, tem uma cozinha bem autoral, mas arrasa nos clássicos. E foi nessa aula de risoto, um clássico que tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre culinária. Essa gastromotiva que hoje faz ferverem as redes sociais. Hoje vivemos o mesmo que aconteceu nos anos 90 na França, escutei isso de um chef Espanhol. Todos querem cozinhar, e não é mais o trivial, queremos aprender pratos lindos para bem receber os amigos. E como é bom se sentar em uma mesa com uma comida feita assim com tanto amor. Por isso mais uma vez compartilhando com vcs a receita.

Ingredientes:
2 litros de caldo de legume
200 gr. de arroz Carnaroli
3 saquinhos de açafrão em pó
100 gr. de manteiga
200 gr de parmesão
1 cebola picada
100 ml de creme de leite fresco
50 ml de azeite
100 gr. de presunto Cru Seara gourmet
1 cálice de vinho branco
Brotos de rúculo

Modo de preparo:

Em uma panela, adicione o azeite de oliva, a cebola e o arroz e toste em fogo médio. Adicione um cálice de vinho branco e insira o caldo de legumes aos poucos para o cozimento. Separadamente em um recipiente hidrate o açafrão com um pouco do caldo de legumes quente e misture ao cozimento do arroz.
Fonduta de queijo: Em outra panela, aqueça o creme de leite, adicione 100 gramas de parmesão ralado. Mantenha o fogo baixo até reduzir 50 % do volume e reserve.
Cotar o presunto cru em tiras finas e compridas, e toste em uma frigideira de teflon até ficar crocante, não tivemos tempo de fazer assim no workshop, por isso na foto ele está in natura.
O risoto deve ser finalizado com manteiga, misturando o parmesão. monte o prato como na foto. Coloque o risoto, em volta a fonduta. Por cima o presunto cru e os brotos.
Fica divino. Beijos e até a próxima postagem.



Comentários

Postagens mais visitadas