Como fazer a pizza perfeita!!!!!!!


                                Sabe quando vc come uma pizza perfeita (massa premium) e pensa... vou fazer uma igual em casa!!! E... E... eu fiz!!! Os profissionais gostam de falar que é impossível fazer em casa, vc precisa de um forno especial, modo de fazer a massa (e ninguém ensina o "tcham" da massa) e blablabla... mas, vc sabe!!! aqui no blog, nas tentativas e erros, nas minhas pesquisas e perguntas "diretas", eu consegui!!! estou super orgulhosa do resultado. E quem me ajudou? O Jaqueson Dichoff, um grande apreciador e dono de uma das pizzarias que mais gosto, a Pizzaria Vituccio . Se vc quiser tentar, vai precisar de duas coisas, uma pedra refrataria para assar sua pizza e farinha italiana (pq farinha italiana??? Nossas farinhas recebem muitas misturas, elas não aguentam uma fermentação tão longa como a italiana). Embora deva confessar que nem tentei com uma farinha nacional, mas o meu resultado foi tão perfeito que tenho até medo de mudar algo... risos... A sua pizza perfeita, tem várias dicas... então vamos ao preparo:
                              
Ingredientes:
1kg de farinha italiana própria para pizza
600 ml de água filtrada
25 gramas de sal
3 gramas de fermento fresco.
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo: Misturar a água com o fermento (metade da água) e deixar incorporar bem. Misturar metade da farinha, o sal e o mel,  bater até formar uma papa, bater por 12 minutos. Caso não esteja mole, acrescente um pouco mais de água. Acrescente o restante da farinha, e a quantidade de água que faltar deve ser colocada como gelo, sim gelo, pq? É preciso que a massa bata por um tempo longo. Preciso de glúten e o preciso que a temperatura não ultrapasse os 28 graus. Por isso, eu diria que 300 ml de agua vão ser em gelo (detalhe importante, as vezes vc precisa colocar um pouco mais de água, quem trabalha com pães sabe que tem muito de como está o dia, mas vai ser muito pouco). Voltando a sua massa. Na fase papa, sua massa está na batedeira com o batedor raquete, quando entrar o restante da farinha, com o gelo, vc vai colocar o batedor gancho para massas. Como medi a temperatura, quem me acompanha no stories do Instagram uso um termômetro de infravermelho, se vc não tem como mensurar esse tempo, são 30 minutos. Ou seja, hoje a sua batedeira vai trabalhar para te dar aquela pizza perfeita. Chegamos a parte mais importante. Vc deve porcionar a massa, vão ser 6 bolas de 280 gr +-  coloque em um pote plástico próprio para alimentos, dando espaço entre elas. Passei azeite na mão e envolvi cada uma das bolas que fiz. Tampe o pote  e coloque sua massa de pizza perfeita na geladeira e deixe lá até 1 hora antes de assar a pizza. Fiz uma fermentação de 36 horas. Mas vc pode optar por mais tempo se quiser. 

Dicas Delicious para sua pizza perfeita:

- Você precisa criar o ambiente mais próximo de um forno a lenha. Como solucionar isso. Primeiro comprei uma placa refratária para assar pizzas (também serve para fazer pães), preço bem legal, vale o investimento. Segunda dica, coloque a placa no forno e acenda o forno no máximo 30 minutos antes de começar o seu festival de pizza. Afinal vão ser 6 pizzas, já virou festival na minha opinião... risos...
                                                
- Mais uma dica, vc não pode abrir com o rolo a massa, a massa passou 36 horas criando bolhas de ar, se passar o rolo, vc simplesmente vai tirar todo o seu trabalho, e não pode sovar depois que ela fermentou. Vc vai pegar aquela bola que vc fez, jogar farinha na bancada, jogar farinha nela e ir abrindo com movimento circulares, até chegar no formato de pizza. Acredite é super fácil.

- Tempo de forno, isso é o mais importante, quanto???  Se vc colocar a mais, vai ficar um biscoito. Então preciso te dizer que a minha primeira pizza ficou muito crocante... risos... mas a segunda ficou perfeita... Se prepara para esse compasso. No meu forno são +- 10 minutos, o recheio também fez diferença. mas vc vai perceber, e ver que é fácil ajustar. O mais importante vc já tem a receita para pizza perfeita.

Bônus: melhor molho para pizza, moer o tomate no moedor de carne (a lamina do processador ou liquidificador altera o sabor), colocar sal, azeite e picar manjericão.

Espero que tenha gostado dessa postagem, beijos e até a próxima.       

P.S. Vc deve estar se perguntando, por que pizza perfeita??? por que massa premium??? Ok, vou tentar te explicar, sabe quando vc come uma pizza e depois de um tempo a massa continua fermentando na sua "barriga" e da aquele efeito que a sua barriga ta estufada??? A massa perfeita é aquela que vc come e não sente. Puxe na memoria!!! vc vai se lembrar que quando vc come uma pizza mais "simples" da esse efeito e quando vc vai em alguma pizzaria mais "chic" (fermentação de horas) vc vai comer a mesma quantidade e se sentir mais leve.

Comentários

  1. Mari, bom dia!
    Na receita você fala de mel, porém ele não esta nos ingredientes.. Vai mesmo?Qual seria a quantidade?
    Uma outra coisa, o sal é 25 gramas e o fermento 3 gramas? O fermento é biológico em pó ou fresco?
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!! Já atualizei, obrigada. Vai uma colher de mel. E o restante é isso mesmo, 3 gramas de fermento e 25 gramas de sal. Beijos e boa semana ;-)

      Excluir
  2. 3gde fermento fresco para 1 Kg de farinha? O fermento fresco vem em pedaços de 15g. Não entendi este peso.
    Maria Eleonora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, é isso mesmo. Esfarelei um pedacinho só do tablete de 15 gramas. Deu super certo. Peguei essa receita com um chef que fez cursos fora do Brasil. Teste e me conte o resultado.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas